domingo, 16 de outubro de 2016

Softwares para usar em sala de aula.

1.GOOGLE

Potencial de uso em aula: ALTO

O que trouxe de novo google.com já virou sinônimo de pesquisa na internet. O acesso é fácil e a grande oferta de informações alteram a função do professor. Ele deve, entre outras coisas, ajudar os alunos a construir uma atitude crítica em relação á avalanche de conteúdos disponíveis na rede. 

O que você precisa saber é aconselhável ter um domínio razoável da ferramenta para instruir os alunos a refinar suas pesquisas com a definição de palavras-chaves e a utilização de diferentes sinais gráficos. Ainda o mais importante é instruir os alunos a reconhecer as fontes confiáveis - nas quais seja possível identificar a autoria dos textos e diferenciar fatos de opiniões-, comparar informações de diferentes fontes e, ao incorporar dados aos textos, discutir questões como citações, cópia e plágio.

Cuidados ao usar a pesquisa é uma importante etapa de uma sequência ou projeto didático, mas não pode ser um fim em si mesma. Ela é apenas o ponto de partida, um recurso para os alunos se apropriarem de informações que deverão ser articuladas com saberes prévios e informações provenientes de fontes offline.

2.GOOGLE MAPS

Potencial de uso em aula: ALTO

O que trouxe de novo, a plataforma GOOGLE MAPS agrega serviços que ajudem no trabalho de alfabetização geográfica. É possível abordar conteúdos como toponímia, coordenadas geográficas e convenções cartográficas. Alternando as modalidade de exibição entre mapa, imagens de satélite e visão de rua, a correlação entre a representação cartográfica e a vida real fica mais palpável, serviços como mapa de trânsito e a função terreno mostram as diferentes utilidades dos mapas.

O que você precisa saber o google maps utiliza vários satélites, casa um com um nível diferente de detalhamento e representação gráfica das informações coletadas. Nem todas as imagens possuem a mesma definição, o que impacta na escolha das regiões e temas a ser estudados. 

Cuidados ao usar é recomendável aborda a história da cartografia para mostrar como os mapas evoluíram com as tecnologias digitais.


3. YOUTUBE 

Potencial de uso em aula: ALTO.

O que trouxe de novo são inúmeras as aplicações educacionais do YOUTUBE. Pode-se recomendar vídeos para debater em sala, indicar referências para pesquisar ou mesmo orientar uma produção própria. Além disso, videoaulas podem servir como material de apoio para estudo. 

O que você precisa saber a produção de vídeo requer conhecimentos específicos. Nesses casos, vale pedir a colaboração de parceiros ou identificar habilidades entre os próprios alunos sabem disso.

Cuidados ao usar o entretenimento é o grande motivador do acesso ao site. Os alunos sabem disso. Privilegie vídeos relacionados aos conteúdos dos estudantes. além disso, é preciso indicar fontes seguras de informações e desenvolver o senso crítico para  que os estudantes possam avaliar a qualidade dos diferentes materiais disponíveis.





Fonte: Revista nova escola, TECNOLOGIA O QUE LEVAR PARA A AULA. Nº 280 MARÇO!! 


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